O governo português está em busca de mão de obra estrangeira. Por conta disso, foi criada uma nova oportunidade para brasileiros que desejam morar legalmente na Europa: o visto para nômade digital em Portugal.
Esse novo tipo de visto, que entrou em vigor dia 30 de outubro de 2022, facilita a entrada de estrangeiros que desejam viver no país por meio do trabalho remoto.
Quer saber mais sobre como o obter o novo visto para nômade digital em Portugal? Continue sua leitura e informe-se!
O que é um nômade digital?
Os nômades digitais são aqueles profissionais que trabalham remotamente e aproveitam essa liberdade para viajar pelo mundo.
Se você trabalha home office e só precisa do seu notebook, smartphone e uma boa conexão de internet para exercer suas funções profissionais, pode se considerar um nômade digital.
Portugal é um país muito procurado por quem tem esse estilo mais desprendido justamente por proporcionar uma excelente qualidade de vida aos seus moradores.
Como obter o novo visto para nômade digital em Portugal?
É claro que existem algumas exigências a serem cumpridas para conseguir o novo visto para nômade digital em Portugal. Vamos te explicar quais são elas.
Comprovação de renda
O primeiro passo para obter o novo visto de nômade digital em Portugal é comprovar uma renda mensal de pelo menos quatro vezes o valor atual do salário mínimo de Portugal.
Ou seja, você precisa mostrar que tem rendimentos mensais de, no mínimo, 2.820 euros por mês, o que equivale a aproximadamente 14.500 reais.
Comprovação de vínculo de trabalho
Outra exigência para que o seu visto de nômade digital em Portugal seja aprovado é apresentar contrato de trabalho e declaração da empresa que comprovem o seu vínculo de trabalho.
Se você é freelancer, fique tranquilo. A legislação de Portugal também prevê que profissionais freelancers possam pedir esse visto.
Nesse caso, é preciso apresentar também:
Contrato de sociedade;
Contrato de prestação de serviços;
Documento demonstrativo de serviços prestados a uma ou mais entidades.
Nos dois casos, também é necessário provar a residência fiscal no país de origem. Para os brasileiros, é possível fazer a comprovação com documento emitido pela Receita Federal.
É permitido levar acompanhantes vinculados ao novo visto para nômade digital em Portugal?
Sim! O novo visto para nômade digital em Portugal também dá a possibilidade de levar acompanhantes.
Para isso, você vai precisar apresentar uma comprovação de renda maior. A quantia é acrescida em 50% para maiores de 18 anos e 30% para menores de idade.
Onde solicitar o novo visto para nômade digital em Portugal e quanto tempo demora?
O pedido para o novo visto de nômade digital em Portugal é feito no site do VFS Global.
Nesse portal, você encontra o formulário com toda a documentação necessária para conseguir exercer o seu trabalho remoto em território luso.
O prazo de emissão desse visto é de aproximadamente 60 dias.
Sabemos que o processo de emissão do novo visto de nômade digital em Portugal pode ser burocrático. E, se você não realizar todas as etapas corretamente, seu visto não será concedido.
Por isso, o melhor a fazer é contar com uma assessoria jurídica especializada. Assim, você evita possíveis dores de cabeça e tem muito mais chances de tudo dar certo.
Agende agora mesmo uma consultoria online e tire todas as suas dúvidas diretamente com um de nossos advogados especialistas em imigração para Portugal.
Comments